domingo, 27 de dezembro de 2009

Entrevista à Dra Maria João Silva




O que é que o gabinete tem para oferecer, em termos gerais, aos alunos?
É um gabinete essencialmente virado para a parte do desporto, como o próprio nome indica (Gabinete de Formação, Cultura e Desporto), as nossas actividades baseiam-se na parte da formação: jornadas, acções de formação, jornadas que complementam o currículo do alunos, e também nas actividades lúdicas como futebol, andebol, basket, em que os alunos têm que preencher uma ficha de inscrição e depois treinam no pavilhão dos serviços sociais e actividades com a comunidade em geral como férias desportivas, escolinha de andebol, piscinas…

Então as actividades deste gabinete não se restringem apenas aos alunos do IPG?
Não, nem as actividades nem as acções de formação. São sempre abertas à comunidade em geral, há um determinado tipo de actividades que são específicas à comunidade académica, mas a maioria está aberta à comunidade externa.

Existem profissionais especializados em cada área?
Sim, nas jornadas são contratados profissionais formados na área em que será tratado o tema. Assim como nas outras actividades onde existem profissionais de acordo com as modalidades. Nas férias desportivas também por profissionais formados nessa área ou então alunos que estão integrados em estágio no gabinete que ajudam mas sempre com o apoio de pessoal formado.
Sente que há interesse por parte dos alunos para estas actividades?
Há pouco interesse na parte desportiva. Não sei se o processo de Bolonha “roubou” um pouco da sua disponibilidade, porque acredito que tenha trazido muito mais trabalho aos alunos e eles agora tenham menos tempo, mas aquilo que sinto é que se faz muito pouco desporto no instituto: as piscinas são muito pouco utilizadas por estudantes, temos muita gente nas piscinas mas a minha mão chega para contar os estudantes do Instituto que lá temos. Este ano no ginásio houve mais inscrições, mas a maior parte são alunos da Escola Superior de Saúde. O que vai tendo mais influência é o futebol, no futebol vão havendo bastantes inscrições e nota-se gosto por parte dos alunos nos torneios realizados. Mesmo as meninas, apesar de se formarem menos equipas, se vão interessando pelo futebol. Mas no geral eu considero que há pouca aderência para o desporto.


E a divulgação? É algo em que apostam?
Nós fazemos divulgação interna através de emails, cartazes e desdobráveis espalhados pelas escolas do IPG, associação de estudantes, piscinas…

A nível de preços, há uma diferenciação dos preços praticados por outros serviços fora do Instituto?
Sim, no Instituto praticam-se preços mais baratos do que fora dele, e mesmo dentro do IPG há uma diferenciação entre alunos e o resto da população. Por exemplo, nas piscinas, um aluno se for lá 2 vezes por semana com um professor paga 13 euros enquanto que uma pessoa fora do Instituto paga 23 euros. A diferença é muito grande! Os alunos também não têm dinheiro para tudo, mas muitas vezes têm os meios, porque eu acho que o Instituto até tem bastantes meios para as pessoas poderem desfrutar um pouco da parte física, e não é assim tão caro se quisermos comparar com os preços que se praticam lá fora.


Este departamento tem algum acordo com áreas culturais externas?
Não, porque também não estou a ver o que se possa fazer e também nunca houve propostas nem interesse da parte dos alunos em dizerem que falta algo mas que querem fazer, daí nunca ter surgido essa necessidade. O gabinete está aberto para as pessoas virem cá. Se me demonstrarem interesse para que se realize alguma actividade, desde que tenhamos possibilidades realizá-la-emos porque muitas vezes também não sei as necessidades dos alunos, nós vamos fazendo, vamos tentando com a colaboração do departamento da ESECD mas muitas vezes podem haver lacunas das quais não nos apercebemos. Nós tentamos realizar actividades que achamos que vão ter o máximo de alunos interessados, mas não vamos fazer nada que achemos que não irá provocar impacto nem o interesse dos alunos.
Obrigada à Dra Maria João pela atenção disponibilizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário